Em meio ao vaivém das multidões e ao burburinho característico dos centros comerciais urbanos, o churrasco grego se tornou um ícone. Se você já foi às compras no centro de São Paulo, por exemplo, conhece bem o famoso espeto giratório que assa as carnes na vertical.
O que você talvez não saiba é que o churrasco grego pode ser feito de duas formas. Uma versão composta apenas de tiras de carne e outra com camadas de legumes e frangos também. No entanto, as duas versões são feitas no mesmo tipo de churrasqueira e se assemelham a uma “montanha de carnes”.
Além disso, podem ser servidas dentro do pão francês ou como acompanhamento do arroz branco e do feijão-tropeiro. De uma forma ou de outra, o objetivo é o mesmo: ser uma refeição rápida, acessível e saborosa.
Continue a leitura e saiba tudo sobre o churrasco grego!
- Leia também: ARROZ PARA ACOMPANHAR CHURRASCO
O que é churrasco grego?
Também chamado de “kebab”, o churrasco grego é um prato feito com carne bovina fatiada e montada uma sobre a outra. Além da carne, ele pode ser intercalado com legumes ou outros acompanhamentos como frango, por exemplo.
O seu preparo é feito em uma churrasqueira especial, que mantém os espetos na vertical, movendo-os de forma lenta para serem assados por completo. Contudo, o churrasco grego também pode ser feito em outros tipos de churrasqueira, amarrando os pedaços com firmeza para não se soltarem.
Após ser assada, é preciso cortar a carne de cima para baixo e respeitar a montagem para que as fatias não se desprendam do espeto.
Como surgiu o churrasco grego?
Embora muita gente acredite que o churrasco grego teve origem na Grécia, a verdade é que ele nasceu na Turquia, em 1300 a.C. Não é à toa que algumas pessoas o chamam de “churrasco Turco”.
No Brasil, o prato teve influência dos imigrantes sírios e outras nacionalidades do oriente médio. Inclusive, você pode encontrá-lo com facilidade em grandes cidades como:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Curitiba.
Vale lembrar que o churrasco grego é um ícone dos centros urbanos. Entretanto, muitas pessoas têm receio de consumi-lo em qualquer lugar, devido à falta de higiene de alguns comerciantes.
Como fazer churrasco grego?
Fazer churrasco grego não é tão difícil quanto aparenta ser. No entanto, se você não tiver uma churrasqueira própria para isso, o preparo pode ser um pouco mais complicado. Abaixo, você confere o passo a passo.
- Leia também: 5 formas de fazer churrasco sem churrasqueira
1. Escolha uma carne macia
O primeiro passo é escolher uma carne macia e com pouca gordura, como o coxão mole, a fraldinha ou o patinho.
2. Fatie e tempere a carne
Em seguida, você deve fatiar a carne e temperá-la. Como sugestão, além do sal, é indicado usar pimenta-do-reino. Além disso, você pode usar:
- cebola;
- alho;
- salsinha;
- açafrão;
- manjericão;
- ervas;
- outras opções a gosto.
3. Limpe o espeto e faça as camadas de carne
O próximo passo é limpar o espeto e fazer as camadas de carne. Este é o momento de intercalar as fatias com legumes, cebolas ou outros acompanhamentos como o frango.
4. Deixe marinar e leve para a churrasqueira
Com o espeto pronto, é recomendado deixá-lo marinar por, pelo menos, 30 minutos para melhor fixação do sabor. Após esse período, enrole-o em papel alumínio e leve-o para a churrasqueira.
Contudo, se a sua churrasqueira não for vertical, é necessário amarrar a carne no espeto com um cordão que possa ser exposto a altas temperaturas.
Uma dica é deixar os pedaços com mais gordura na ponta do espeto. Desta forma, a gordura escorre pelo restante da carne e deixa o churrasco mais macio e suculento. Lembre-se que a carne assa de fora para dentro, por isso ao perceber que ela está no ponto certo, você já pode começar a servir.
Quais são as melhores carnes para o churrasco grego?
Embora cada região use uma variação, as melhores carnes para o churrasco grego são:
- alcatra;
- contrafilé;
- coxão mole;
- fraldinha;
- maminha;
- patinho;
- picanha.
Vale dizer que em algumas regiões a carne bovina é substituída pela carne de porco. Entretanto, é preciso ter cuidado ao fazer essa troca. Isso porque a carne suína precisa estar bem assada para o consumo.
- Leia também: Como fazer um Churrasco sem carne vermelha
Outras opções para o churrasco grego
Como já mencionado, além das carnes, outras opções como vegetais e legumes podem ser incluídas no churrasco grego. Entre as principais estão:
- alho;
- cebola;
- cebola roxa;
- cenoura;
- frango;
- pimentão.
- Leia também: 7 ACOMPANHAMENTOS PARA CHURRASCO PRÁTICOS.
Como vender churrasco grego?
Agora que você já sabe o que é e como fazer, é o momento de descobrir como vender churrasco grego. Assim, se você tem a churrasqueira certa e a intenção de ter um negócio nessa área, acompanhe as dicas abaixo!
1. Food Truck
Também chamado de “restaurante sobre rodas”, o food truck é uma espécie de “cozinha móvel”. Esse tipo de negócio é um dos mais vistos quando o assunto é churrasco grego. Isso porque é comum que consumidores procurem esse prato quando desejam comer uma refeição rápida.
Inclusive, ao caminhar nos grandes centros urbanos, você encontrará diversos carrinhos que servem a carne no pão francês ou sírio. No entanto, para apostar nesse modelo de trabalho é necessário atentar-se a outros requisitos além do preparo da carne.
No site do Sebrae você encontra todas as informações necessárias para atuar nesse modelo de negócio. Vale a pena consultar.
2. Marmitex delivery (Marmitaria)
Outra opção para vender churrasco grego é montar uma marmitaria. Contudo, assim como no Food Truck, existem algumas exigências para iniciar no negócio. Você também pode consultá-las no site do Sebrae.
Neste modelo, o cliente solicita a marmitex de churrasco grego e pode retirá-la ou recebê-la em casa. É comum que esse preparo não contenha guarnições, apenas pães que complementem a refeição. Contudo, você também pode apostar em outros acompanhamentos como farofa, vinagrete ou batata frita.
3. Restaurante especializado
Além das opções de “Food Truck” e “Marmitaria”, você pode investir num restaurante especializado em churrasco grego. No entanto, assim como os modelos de negócios sugeridos acima, é importante consultar os requisitos. Você também pode encontrá-los no site do Sebrae.
Desta forma, mesmo que o churrasco grego seja conhecido como um lanche rápido, é possível oferecê-lo como um prato mais refinado. Aqui, a ideia é completar a refeição com:
- saladas;
- fritas;
- farofas;
- cremes;
- pães;
- entre outros.
Tudo pronto para preparar o seu churrasco grego?
E então, tudo pronto para preparar o seu churrasco grego? Até aqui, ficou claro que ele é muito mais do que uma simples refeição de rua. Inclusive, se você está procurando um novo modelo de negócio na área da gastronomia, ele é uma excelente opção de cardápio.
Isso porque embora a maioria das pessoas o conheça apenas como uma refeição de rua, existem diversas formas de servi-lo e fidelizar clientes. Além disso, se você não tem uma churrasqueira vertical pode usar outra opção, desde que amarre bem as carnes no espeto.
Assim, o churrasco grego também é perfeito para resenhas em casa e confraternizações com os amigos. Inclusive, pode ser preparado com outros alimentos além da carne bovina, como frangos, carne suína, vegetais e legumes.
Espero que o conteúdo tenha sido útil para o seu propósito. Porém, se você continua em dúvidas sobre o preparo ou a venda do churrasco grego, deixe o seu comentário. Será um prazer ajudá-lo.
Até a próxima!
🔪 Experiente açougueiro e assador ✨ Anos de tradição transformando cortes em obras de arte 🍖 Dicas, receitas e segredos do assado perfeito 🍽️ A vida é breve, mas o sabor do bom churrasco dura para sempre