Truques para a carne do churrasco ficar macia: conheça 9 dicas para a maciez ideal

Ama uma resenha, mas precisa de truques para a carne do churrasco ficar macia? Então, você chegou ao lugar certo.

Sabemos que nem todo mundo domina a arte de preparar um bom churrasco. Isso porque há quem acredite que escolher o melhor corte e saber temperar são os únicos atributos que importam.

No entanto, existem outros pontos a serem considerados na hora de servir uma carne suculenta aos amigos ou convidados. Embora o corte e o tempero façam parte da exigência, existem algumas dicas para a maciez ideal.

Continue a leitura e conheça 9 truques para a carne do churrasco ficar mais macia!

9 Truques para a carne do churrasco ficar macia

Pessoa usando truques para a carne do churrasco ficar macia.

A seguir, você conhecerá 9 truques para a carne do churrasco ficar macia. Contudo, é importante ressaltar que todos eles dependem da qualidade do corte e do tipo de animal. Por isso, antes de tudo, atente-se às referências e escolha bem!

1. Escolha as carnes adequadas para churrasco

Um dos maiores truques para a carne do churrasco ficar macia é saber escolhê-la. Isso porque, nem todos os cortes são ideais para esse tipo de preparo. Por isso, prefira opções como:

  • costela;
  • picanha;
  • contrafilé;
  • maminha;
  • alcatra;
  • fraldinha;
  • filé mignon.

É claro que apenas a boa escolha não garante a suculência. No entanto, a carne certa é o primeiro passo para isso.

Leia também: 4 Tipos de Carnes para Churrasco.

2. Tenha atenção ao corte

Uma coisa posso afirmar: de nada adianta a carne adequada se você não souber cortá-la. Por isso, antes de temperar, é necessário fazer um corte que vá contra as fibras musculares. Assim, a carne se tornará mais macia ao mastigar.

Cabe ressaltar que também é importante evitar furar a carne. A dica é usar um pegador ou pinça sempre que for virá-la, pois dessa forma você conserva os líquidos e mantém a suculência.

3. Tire a carne da geladeira com antecedência

Outra dica para deixar a carne do churrasco macia é tirá-la da geladeira com antecedência. Isso porque ela precisa ir ao forno em temperatura ambiente e nunca congelada. Caso contrário, a peça pode perder as condições naturais, inclusive a suculência.

A recomendação é tirar a carne do congelador um dia antes e mantê-la na geladeira até algumas horas antes do preparo.

4. Use técnicas de amaciamento

As técnicas de amaciamento não podem ser esquecidas quando o assunto são truques para a carne do churrasco ficar macia. A principal delas é a marinada, que consiste em deixar a peça de molho por algumas horas.

Para isso, você pode usar ingredientes ácidos como cerveja, vinho, suco cítrico ou vinagre. Essas opções deixam a carne mais suculenta e com uma melhor textura. Inclusive, é possível preparar a marinada com os temperos que você irá usar posteriormente, isso ajuda a acentuar o sabor.

Vale dizer que o mais indicado é colocar a peça em uma embalagem plástica e não ultrapassar o limite de algumas horas. O ato de marinar por muito tempo pode fazer com que a peça fique com um tom acinzentado.

Outra técnica eficiente é o martelo de carne. Ele é uma excelente ferramenta para deixar a carne do churrasco mais macia. Basta batê-lo levemente sobre a peça, visando amolecer as fibras musculares.

5. Teste os amaciantes de carnes

Além da marinada e do martelo, existem alguns amaciantes de carnes disponíveis no mercado. Além dos produtos específicos, alguns temperos com enzimas também ajudam nessa missão. Não se esqueça de seguir as instruções do fabricante para obter melhores resultados.

6. Aposte no limão

Embora nem todas as pessoas saibam, o limão é um alimento que ajuda a amaciar a carne do churrasco. Você só precisa esfregar as raspas na superfície da peça para garantir que a acidez e as enzimas deixem a carne com uma textura melhor.

Cabe lembrar que o limão também é eficiente para marinar a carne e pode ser um tempero muito saboroso.

7. Deixe a carne descansar

Quando o assunto são truques para a carne do churrasco ficar macia, não podemos esquecer de deixá-la descansar. Isso significa que independentemente das técnicas de amaciamento que você escolher, todas elas precisam de tempo para um melhor resultado.

Em razão disso, é importante realizar os procedimentos com antecedência, para não se atrapalhar e fazer besteira.

8. Escolha métodos de cozimento adequados

Além de todas as técnicas de amaciamento, é necessário escolher métodos de cozimento adequados. Em outras palavras, é importante saber que o jeito que você prepara a carne, influencia diretamente na maciez dela.

Por isso, nunca coloque uma carne na churrasqueira que ainda não esteja totalmente aquecida. Lembre-se de acender a brasa em um único canto, garantindo o efeito de forno, em toda a área necessária.

Outra dica é não mexer ou virar a carne o tempo todo. O ideal é deixá-la dourar por, pelo menos, 3 minutos de cada lado, dependendo do tamanho da peça e grossura.

Vale dizer que o controle de tempo também é um fator decisivo para a carne do churrasco ficar macia. Ao ultrapassar o limite, o corte pode torrar e perder a maciez.

9. Espere um pouco para servir

Por fim, é importante destacar a necessidade de esperar um pouco para servir a carne. Ou seja, o ato de oferecer a peça aos convidados assim que ela sai do fogo pode acarretar perda dos líquidos concentrados, fazendo com que ela fracasse na suculência.

A sugestão para não deixar os convidados esperando é apostar nos acompanhamentos. Um pão com vinagrete ou uma salada de maionese podem abrir o apetite. Isso sem contar que são alimentos fáceis de preparar.

Pronto para aplicar os truques para a carne do churrasco ficar macia?

E então, tudo pronto para aplicar os truques para a carne do churrasco ficar macia? Espero que as dicas deixadas aqui tenham lhe ajudado a preparar o seu evento com muito mais confiança. Afinal, ninguém merece degustar uma carne dura, não é mesmo?

Lembre-se de que todos os truques podem ser usados em conjunto. Inclusive, marinar e martelar a carne são duas práticas eficientes que se completam. Vale lembrar que seja qual for o método, é importante fazê-lo com antecedência, visando melhores resultados.

Se ainda tiver alguma dúvida, ou quiser acrescentar algo ao artigo, deixe o seu comentário. Será um prazer ajudá-lo!

Até a próxima!

Deixe um comentário