Início » Dicas de Churrasco » CHURRASCO: QUANTIDADE DE CARNE POR PESSOA, ACOMPANHAMENTOS E MAIS!

CHURRASCO: QUANTIDADE DE CARNE POR PESSOA, ACOMPANHAMENTOS E MAIS!

Sabemos que em nosso país, o bom e velho churrasco é muito requisitado para ser o ponto alto de uma festa, seja ela qual tipo for.

Não existem regras para o churrasco brasileiro, afinal de contas, cada pessoa gosta de acompanhamentos e estilos diferentes.

Entretanto, podemos dizer que no geral o que causa mais dúvida são as quantidades a serem calculadas.

Em um evento o cardápio é muito importante, pois, se não levarmos em consideração alguns detalhes, podemos deixar os convidados insatisfeitos, o que também ocasiona a nossa insatisfação.

Por esse motivo, neste artigo preparamos algumas informações muito relevantes para que você não erre mais na quantidade a ser servida. Sabemos que o excesso pode causar desperdício.

No entanto, a falta é ainda mais prejudicial para o bom andamento da festa. Então, nada melhor do que contabilizar da maneira correta.

Confira mais informações sobre o tema a seguir.

COMO ORGANIZAR UM CHURRASCO

quantidade de carnes por pessoa para fazer churrasco

Organizar um churrasco pode parecer muito difícil a princípio.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a quantidade de ingredientes não deve ser comprada sem cálculos.

Abaixo você irá conhecer sete questões sobre o assunto.

TEMPO DE DURAÇÃO DO CHURRASCO

O tempo de duração do churrasco será um dos detalhes mais importantes durante o planejamento do evento.

Acontece que as festas com mais tempo de duração vão exigir um cardápio mais robusto e completo, já que assim os convidados poderão ficar confortáveis por todo o período que passarem no local

Além disso, também é importante pensar sobre essa questão para organizar o início do preparo.

Algumas carnes podem levar mais tempo para ficarem prontas, o que também pode ser um período desconfortável caso exceda o limite normal, que varia entre 20 a 40 minutos.

Geralmente, um evento de 5 a 6 horas já atende aos mais diversos objetivos, sendo uma ótima escolha.

QUEM IRÁ NO CHURRASCO

A lista de convidados também deve ser analisada com cautela, já que serão esses detalhes que vão compor a quantidade de ingredientes necessários.

É importante levar em consideração os gostos dos seus familiares e amigos, afinal, não é uma boa ideia servir pratos que não agradam a maioria.

Além disso, também é importante contabilizar as crianças, já que as mesmas comem uma quantidade inferior quando comparadas aos adultos.

Por esse motivo, após definir o período de duração do seu churrasco, o próximo passo é analisar cuidadosamente a sua lista. Assim você terá mais certeza para escolher as refeições e a quantidade ideal.

QUANTAS E QUAIS BEBIDAS COMPRAR?

É impossível fazer um bom evento sem pensar nas bebidas. Com base na lista de convidados, podemos analisar quais são as escolhas mais seguras e assertivas.

As bebidas mais comuns são a água, o suco e o refrigerante. Essas opções são ideais para agradar a maioria, afinal, nem todos bebem bebidas alcoólicas, inclusive as crianças.

No entanto, dependendo do evento, também é importante oferecer alguma opção para os adultos.

No geral, as cervejas e os chopps combinam perfeitamente bem com os churrascos, sendo uma excelente opção para garantir um bom custo-benefício, já que existem diferentes marcas.

Entretanto, se você quer apostar em um evento mais elegante, as bebidas para brindes também são muito indicadas. Nesse caso, os champanhes podem ser servidos do meio ao final da festa.

O QUE FAZER PARA OS VEGANOS E VEGETARIANOS?

Sabemos que existem muitas pessoas que já se adaptaram a outros modos de vivência. Com isso, não podemos deixar de falar sobre os vegetarianos e os veganos.

Acontece que o grupo vem crescendo a cada dia, e não existe nada mais deselegante do que convidar uma pessoa com essas preferências, para um churrasco que só possui opções de carnes.

Por esse motivo, é importante pensar em todos. Existem muitas opções para os vegetarianos, podendo apostar em espetinhos de queijo, pão de alho e vegetais.

Já para os veganos, a lista pode ser um pouco mais estrita, pois estes não comem nada de origem animal. Nesse caso, o mais indicado é apostar em espetinhos de vegetais e frutas. Assim, você com certeza não irá cometer nenhum erro.

QUAIS CARNES COMPRAR?

Agora vamos falar sobre um tema que pode gerar muitas dúvidas. A escolha das carnes que vão compor o churrasco é muito importante, já que o ingrediente faz toda a diferença na qualidade da refeição oferecida.

Existem muitas opções de carnes, e no geral a decisão também depende do orçamento do evento.

A picanha é uma das possibilidades mais conhecidas e requisitadas. Porém, também podemos citar algumas opções que garantem uma qualidade similar por um preço mais acessível, como a alcatra, o contra filé e a costela.

Além disso, também é possível inserir outros alimentos no cardápio, como as linguiças e o frango a passarinho, por exemplo.

QUANTIDADE DE CARVÃO

A quantidade de carvão também será definida de acordo com o período do churrasco.

Eventos muito longos consomem uma grande quantidade de carvão, e sabemos que o item é essencial para o bom andamento da festa.

Sendo assim, o ideal é somatizar um pouco a mais do que a quantidade prevista, afinal, o carvão não é uma coisa que estraga, podendo ser reutilizado para o próximo evento.

No geral, é indicado somar 1,5 quilo de carvão para cada quilo de carne. Ou seja, se você pretende comprar 30 quilos de carne, o ideal seria comprar também 45 quilos de carvão.

Assim você garante um evento duradouro, sem que maiores problemas aconteçam.

PENSE NO AMBIENTE

O ambiente de um churrasco faz toda a diferença para o andamento da festa. O primeiro detalhe a ser pensado é a temporada a qual o evento irá ocorrer.

Meses chuvosos precisam de uma estrutura completa, já que a churrasqueira deverá ficar localizada em um ambiente coberto e seguro da chuva.

Além disso, para que os convidados fiquem confortáveis, é importante garantir que a fumaça não irá incomodar o local que estes vão se servir ou se alimentar.

Por esse motivo, os churrascos ao ar livre são muito indicados, desde que estes possuem a estrutura correta para que todos seus convidados se acomodem sem faltar espaço.

QUAIS ACOMPANHAMENTOS PARA O CHURRASCO?

Acompanhamentos Para Churrasco Receitas

O churrasco brasileiro é muito conhecido devido aos seus acompanhamentos.

Existem muitas opções, e em geral, cada família adota a sua receita do coração.

Mas, hoje iremos falar sobre algumas possibilidades mais comuns. Se inspire nos tópicos abaixo.

FAROFA TEMPERADA

A farofa é uma mistura muito querida por todos nós. No geral, o alimento combina muito bem com churrasco, sendo uma excelente opção de custo-benefício, afinal, o valor total para o preparo da receita não costuma ser muito alto.

Algumas pessoas incrementam a farofa com bacon, outras com pimenta. A escolha vai variar conforme o estilo dos convidados. 

Para calcular a quantidade de farofa, é preciso colocar cerca de 35 gramas para cada adulto.

O número tende a aumentar caso a mistura seja muito fina, por isso, calcule sempre entre 35 a 45 a depender da quantidade de ingredientes colocados na mistura. É uma ótima opção pois se enquadra nos eventos grandes e pequenos.

VINAGRETE

O vinagrete também é uma mistura muito versátil, que oferece um ótimo custo benefício.

Devido ao seu fácil preparo, e o fácil acesso a todos os ingredientes necessários, a mistura se torna indicada para os grandes ou pequenos eventos.  É um acompanhamento perfeito, e a grande maioria das pessoas gostam. 

Para calcular a quantidade de vinagrete, o ideal é contar 4 colheres de sopa para cada adulto, o que equivale a aproximadamente 45 gramas.

Por ser um acompanhamento de custo baixo, pode-se fazer uma quantidade maior do alimento, afinal, é melhor sobrar do que faltar. 

ARROZ BRANCO

O arroz branco não pode ficar de fora dos churrascos. O alimento auxilia na satisfação dos convidados, afinal, nem sempre é indicado servir apenas carnes e outros acompanhamentos, pois isso não promove a saciedade necessária.

O arroz branco agrada a maioria das pessoas, e dificilmente a sua presença será ignorada. 

Podemos dizer que o preço também é acessível, pois seus grãos rendem após o cozimento. Um adulto come cerca de 100 gramas quando o ingrediente é acompanhado de outros pratos.

Sendo assim, podemos dizer que cerca de 10 quilos de arroz atendem muito bem cerca de 80 convidados.

PÃO DE ALHO

O pão de alho é muito amado por todos nós, brasileiros. De fato, o ingrediente é um dos que torna o churrasco ainda mais completo. Entretanto, para os baixos orçamentos a opção industrializada pode não ser a mais indicada.

Seu rendimento não é tão vantajoso, e podemos dizer que um adulto come em média um pão de alho inteiro.

Por esse motivo, a escolha se torna pouco acessível para os grandes eventos.

Porém, também é importante pensar sobre a produção do item, afinal, quando feitos de forma caseira representam uma opção mais indicada, se tornando até mesmo uma ótima escolha para quem quer economizar.

MAIONESES

A maionese temperada faz parte do churrasco de muitas pessoas.

Por esse motivo, a opção se torna uma excelente ideia para acompanhamentos, já que seu custo também é muito acessível para a grande maioria dos eventos. Por ser servido como um molho, a maionese apresenta um rendimento muito vantajoso. 

Podemos dizer que um adulto consome cerca de 25 gramas do ingrediente em seu churrasco.

Sendo assim, a escolha é muito indicada para os churrascos para muitos convidados ou poucos. As maioneses trazem um pouco de tempero ao alimento, tornando a refeição mais saborosa. 

SALADA MISTA

Não existe uma receita certa para a salada mista de churrasco.

Muitas pessoas preferem colocar folhas e vegetais, já outras incrementam a mistura com grãos e tipos diferentes de proteínas, como ovos.

Em geral, podemos dizer que essa opção pode ser muito indicada para os mais variados tipos de churrascos, já que a sua versatilidade e custo baixo permitem que a refeição se torne mais completa. 

Uma pessoa adulta coloca cerca de 40 gramas do alimento no prato.

Mas, isso pode variar de acordo com os ingredientes que estão fazendo parte da receita. Proteínas e grãos podem saciar os convidados, por isso, esse número pode chegar a 30 gramas, principalmente caso haja outras opções no cardápio. 

(falar as melhores opções para cada quantidade de convidados para o churrasco, qual acompanhamento tem que ter (ou não precisa ter) para cada quantidade de convidados)

QUAIS CARNES COMPRAR PARA O CHURRASCO?

Tipos de carnes para churrasco

Muitas pessoas podem pensar que as carnes de churrasco devem ser baseadas nas opções mais comuns.

Porém, nem sempre essa escolha irá se adequar a determinados orçamentos. Por isso, confira os tópicos abaixo e tenha outras ideias.

PICANHA

A picanha é uma carne muito valorizada nos churrascos brasileiros.

Devido a sua textura e a maciez da carne, ela também é uma ótima opção para os churrascos mais elegantes. Entretanto, a opção não é a melhor indicada para os orçamentos mais curtos. 

Devido a picanha ser uma carne sem osso, podemos calcular que a média para uma pessoa adulta é cerca de 350 gramas associadas a outras opções de alimentos, como o arroz e a farofa, por exemplo.

O quilo da picanha chega a custar R$ 70,00 a R$ 90,00. Levando esses números em consideração, podemos notar que para os eventos grandes o custo pode ficar bem acima da média.

ALCATRA

A alcatra é uma carne magra, que também apresenta uma boa textura e maciez.

É uma excelente opção para os churrascos, já que algumas pessoas preferem carnes que não possuem gorduras. Além disso, diferentemente da opção acima, a alcatra também tem um preço mais acessível. 

Assim como a picanha, essa peça de carne também não possui ossos.

Por isso, vamos colocar a mesma quantidade por pessoa, que seria 350 gramas.

O quilo da alcatra pode custar cerca de R$ 40,00 a R$ 50,00, o que já oferece muita vantagem até para os orçamentos mais curtos. 

FRALDINHA

A fraldinha é uma carne diferente e muito requisitada para os churrascos.

Também é uma opção de nível superior, porém, o valor ainda pode ser acessível, principalmente para os eventos menores. A peça de fraldinha também não possui ossos em sua estrutura, por isso, a medida irá continuar 350 gramas por pessoa. 

Nesse caso, a fraldinha custa cerca de R$ 45,00 o quilo.

Sendo assim, é uma ótima opção, e devido a sua diferenciação, também pode ser combinada a alcatra. Assim, você terá duas opções na média para servir aos seus convidados.

MAMINHA

A maminha é uma carne de nível um pouco mais superior.

Normalmente a peça também apresenta um pouco de gordura, o que não atrapalha o sabor. É muito macia, o que também garante satisfação aos convidados.

A maminha não é uma opção tão indicada para quem deseja economizar. 

Usando a mesma medida de 350 gramas por pessoa, podemos notar que haverá uma variação quanto às opções mais em conta.

A maminha custa cerca de R$ 60,00 o quilo, sendo assim, a possibilidade é um bom caminho para os pequenos eventos ou para as pessoas que não se preocupam em exceder o orçamento. 

COSTELA

A costela é uma peça de carne que, se bem preparada, pode conquistar o coração de muitos convidados. Devido a sua estrutura, ela não é tão macia quanto outras opções.

Mas, quando colocada primeiro a vapor, essa carne tende a desmanchar no prato, sendo uma ótima opção para variedade do churrasco. 

Devido aos ossos que a carne possui, a costela deve ser medida de uma forma diferente.

Podemos colocar cerca de 500 gramas para cada pessoa, levando em consideração a combinação de outras opções do cardápio.

Por outro lado, seu preço é bem acessível, sendo possível encontrar peças que valem R$ 25,00 o quilo. Sendo assim, ela se torna uma ótima possibilidade para os orçamentos mais curtos.

CONTRA-FILÉ

O contra-filé é uma carne muito amada por todos. Podemos dizer que a sua estrutura se assemelha com a picanha, porém, seu preço é mais acessível.

Sendo assim, o contra-filé é uma boa opção para muitos eventos, inclusive os de grande porte. 

Vamos somatizar a mesma medida de 350 gramas para o contra-filé.

O seu valor custa em média R$ 40,00 o quilo.

Por esse motivo, a peça pode ser indicada para todos os níveis de orçamento, desde os mais baixos até os mais altos, afinal, a possibilidade está entre as carnes de alto padrão.

FRANGO

O frango também é muito requisitado nos churrascos.

Devido ao seu baixo custo, podemos dizer que a possibilidade atende muito bem os baixos orçamentos, inclusive para os grandes eventos.

Na maioria das vezes, a opção utilizada nos churrascos é o frango a passarinho. 

Podemos calcular que cada adulto irá comer cerca de 250 gramas dessa carne.

Levando em consideração que o quilo custa em média R$ 20,00, essa opção é a mais indicada até agora para ser inserida quando o orçamento é menor.

Além disso, o frango também se torna uma grande opção para incrementar o churrasco.

SEMPRE CALCULE SEU CHURRASCO PELA QUANTIDADE DE PESSOAS PARA NÃO FALTAR

Organizando Churrasco

Agora que você já sabe a quantidade ideal de cada item para o churrasco, com certeza você poderá planejar o seu evento de forma mais assertiva, dando prioridade especialmente para a satisfação dos seus convidados. 

Como você pode notar, existem opções para os mais diversos orçamentos e objetivos. Sendo assim, basta seguir o passo que indicamos nos tópicos acima para definir os melhores pratos para seu churrasco. 

Com certeza após essa leitura você irá acertar na quantidade, e não irá permitir que nenhum convidado fique insatisfeito ou com fome.

Por fim, não deixe de fazer as contas levando em consideração o cardápio que você montou.

Lembre-se que quanto mais opções, menor será a quantidade de cada alimento destinado aos convidados. 

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Até a próxima!

CHURRASCO: QUANTIDADE DE CARNE POR PESSOA, ACOMPANHAMENTOS E MAIS!

Deixe um comentário