Churrasco vegano: o que é, como fazer, e quais os principais alimentos

Quando pensamos em churrasco, é comum que carnes grelhadas, maionese, farofa e outros acompanhamentos típicos venham à nossa memória. No entanto, além dessas combinações tradicionais, outro prato tem ganhado destaque: o churrasco vegano.

Trata-se de uma experiência gastronômica de sabores únicos que não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Isso significa que os adeptos do veganismo podem consumir sem receios.

Assim, se você pretende fazer um almoço em casa e incluir seus amigos veganos, continue a leitura e conheça detalhes desse tipo de churrasco.

Vamos lá?

O que é churrasco vegano?

Churrasco vegano.

O churrasco vegano é uma versão alternativa ao tradicional, na qual legumes, vegetais, frutas e outras opções plant-based substituem a carne. Em outras palavras, é um tipo de churrasco que não incluí ingredientes de origem animal.

Além de ser uma opção inclusiva, o churrasco vegano reflete um estilo de vida que prioriza a sustentabilidade, a saúde e o respeito aos animais. Inclusive, é possível apostar em hambúrgueres na chapa, espetinhos de legumes, carne de soja e outras variações que, quando bem temperadas, garantem um sabor inigualável.

Como fazer churrasco vegano?

Para fazer um churrasco vegano, você vai precisar saber muito mais do que grelhar alimentos na churrasqueira. Isso porque esse tipo de experiência gastronômica pede combinações harmoniosas de texturas e sabores. Por isso, abaixo você acompanha algumas dicas:

  • escolha a base: use grelha ou espeto, conforme a apresentação desejada. Certifique-se de que a churrasqueira esteja limpa e, especialmente, em resíduos de gordura animal;
  • aposte na marinada: o segredo para um churrasco vegano saboroso é a marinada. Por isso, tempere os alimentos com azeite, limão, pimenta e ervas frescas e deixe-os marinar para fixar o sabor;
  • cozinhe em fogo médio: por se tratar de legumes e opções mais delicadas, é indicado ter atenção redobrada para não passarem do ponto ou queimarem na grelha.

Principais alimentos para o churrasco vegano

Agora que você já sabe como fazer churrasco vegano, é o momento de conhecer os principais alimentos para compor esse prato. Acompanhe!

Legumes e vegetais

Os legumes e os vegetais são o coração do churrasco vegano. O melhor de tudo é que eles podem ser preparados de diferentes maneiras. Se liga nas dicas:

  • pimentão, cebola e abobrinha: corte em rodelas ou tiras, tempere e deixe grelhar até atingirem o ponto da maciez;
  • berinjela: fatie, tempere com azeite, alho e orégano e asse até ficar dourada;
  • milho-verde: tempere com manteiga vegetal e coloque na grelha até caramelizar.

Proteínas vegetais

Ricas em todos os tipos de nutrientes necessários para a saúde, as proteínas vegetais também podem ser preparadas de diferentes maneiras. Veja só:

  • tofu: marine no shoyu, no limão e no alho e deixe grelhar até ficar crocante por fora e macio por dentro;
  • seitan: tempere como um churrasco tradicional e deixe grelhar em espetos;
  • hambúrgueres veganos: feitos com grãos, legumes ou proteínas à base de ervilha, os hambúrgueres veganos podem ser preparados sobre uma chapa com brasa, garantindo a defumação que faz toda a diferença.

Acompanhamentos (ou tira-gosto)

Como todo churrasco que se preze, os acompanhamentos não podem ficar de fora. Mais do que isso, é importante investir no tira-gosto para abrir o apetite antes do prato principal. Entre os mais comuns, estão:

  • pão de alho vegano: prepare com manteiga vegetal, alho e ervas frescas;
  • espetinhos variados: combine cogumelos, abobrinha e tomate-cereja e ofereça espetinhos coloridos e nutritivos;
  • salada de grãos: misture lentilha ou grão-de-bico com ervas frescas, azeite, limão e legumes grelhados;
  • tabule vegano: prepare com trigo para quibe, cebola picada, tomate, pepino, salsa, hortelã e temperos cítricos.

Frutas

As frutas não podem faltar no churrasco vegano. Aliás, elas são excelentes opções para qualquer tipo de churrasco e caem super bem quando o assunto é prato principal ou sobremesa. Veja algumas opções de preparo:

  • abacaxi: polvilhe com açúcar e canela e deixe grelhar na churrasqueira;
  • banana: coloque para grelhar com casca e finalize com calda de chocolate vegano;
  • laranja: fatie em rodelas grossas, polvilhe com açúcar e canela, e grelhe até caramelizar.

Vale destacar que é possível usar todas as frutas no churrasco vegano.

3 Dicas para um churrasco vegano de sucesso

Acompanhe, abaixo, 3 dicas para um churrasco vegano de sucesso!

1. Aposte nos molhos

Assim como no churrasco tradicional, os molhos como chimichurri, tahine e vinagrete enriquecem o sabor dos pratos. Uma dica também é apostar na maionese vegana.

2. Invista em bebidas refrescantes

As bebidas como sucos naturais, águas saborizadas e drinks veganos também são ótimas opções para compor esse tipo de churrasco. Inclusive, em dias de temperaturas mais altas elas são indispensáveis para se refrescar.

3. Lembre-se de complementar a experiência

Os veganos evitam qualquer produto de origem animal, o que torna o estilo de vida diferente não apenas na alimentação. Por esta razão, é importante lembrar de complementar a experiência.

Em outras palavras, um ambiente acolhedor com vegetação e o uso de utensílios sustentáveis fará com que o convidado se sinta em casa.

Pronto para fazer o seu churrasco vegano?

E então, tudo pronto para fazer o seu churrasco vegano? Até aqui, ficou claro que opções não faltam para um preparo cheio de sabor. Além disso, você viu que proporcionar uma experiência completa é fundamental para o vegano se sentir acolhido.

Em outras palavras, muito mais do que se preocupar com a alimentação, é importante investir em utensílios sustentáveis. Isso porque o vegano não tem contato com nenhum produto de origem animal.

Agora é com você! Invista nos alimentos certos, prepare o ambiente e receba os seus amigos! Lembre-se de que a comida vegana arrasa na grelha, mas o que faz sucesso mesmo é dar o seu melhor para não deixar ninguém de fora.

Não se esqueça de deixar as suas impressões sobre o artigo e compartilhá-lo para que mais pessoas saibam tudo sobre o churrasco vegano.

Até a próxima!

Deixe um comentário