5 dicas de como fazer um churrasco fitness

Se você se preocupa com a alimentação, mas não renuncia a uma boa resenha, provavelmente já se perguntou como fazer um churrasco fitness. Isso porque embora a carne assada seja uma proteína de alta qualidade, quando consumida em excesso ou com outros acompanhamentos, pode prejudicar a saúde.

Antes de tudo, é importante deixar claro que ser fitness não é se preocupar apenas com o peso na balança. Uma pessoa fitness cuida do corpo para melhorar a capacidade e a resistência. Além disso, ser saudável significa muito mais do que ser magro, afinal, pessoas magras também podem ter doenças como diabetes e hipertensão.

Neste contexto, os exageros de um churrasco podem trazer consequências mais sérias do que o sobrepeso, apesar de ele também ser uma preocupação. Por isso, apostar em opções mais saudáveis na hora de reunir os amigos e a família para momentos de lazer, é sempre uma ótima alternativa.

A boa notícia é que isso é possível e, neste conteúdo, você vai saber como fazer um churrasco fitness. Afinal, basta consumir os alimentos de forma inteligente e evitar os excessos. Acompanhe!

Leia também: Como fazer um Churrasco sem carne vermelha

Quais carnes são ideais para um churrasco fitness?

Exemplo de como fazer um Churrasco fitness.

Para um churrasco fitness, algumas carnes são ideais. Entre elas:

  • alcatra;
  • baby beef;
  • coração de galinha;
  • coxão duro;
  • coxão mole;
  • filé mignon;
  • fraldinha;
  • maminha de alcatra.

No entanto, embora a carne vermelha seja a primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em churrasco, outras opções também são bem-vindas, como: peito de frango e frutos-do-mar.

O frango é uma opção de carne mais saudável e menos gordurosa. Inclusive, basta fazer um tempero básico, colocar para assar e ter cuidado com o excesso de calor, para não tirar a suculência.

Leia também: TEMPERO PARA CHURRASCO DE FRANGO

Já os frutos-do-mar, como lula, camarão, salmão e mexilhão, por exemplo, combinam com temperos como:

  • alho-poró;
  • limão;
  • coentro;
  • estragão;
  • ervas cítricas.

Vale dizer que legumes, verduras e frutas também podem render deliciosos espetinhos. Você pode fazer um churrasco combinando carnes e vegetais, ou um 100% vegano.

Leia também: Churrasco na Airfryer: quais os benefícios e como fazer?

5 Dicas de como fazer um churrasco fitness

Agora que você já tem uma lista com as melhores opções para um churrasco fitness, é o momento de conhecer outros detalhes do preparo dessas receitas. Afinal, não basta escolher as carnes mais magras. É necessário, também, se atentar a outros pontos. Confira!

1. Aposte em temperos naturais

Uma coisa é certa: não basta escolher uma carne magra e enchê-la de temperos industrializados. Embora sejam mais práticos, são ricos em sódio e nada saudáveis. A dica é apostar nos temperos naturais, como alho, cebola, sal e pimenta.

Além deles, o gengibre, o chimichurri e o cominho também são opções que acentuam o sabor da carne e promovem um churrasco fitness.

2. Deixe a carne marinar

Outro ponto importante quando o assunto é como fazer um churrasco fitness é deixar a carne marinar. Pode acreditar, 30 minutos marinando pode reduzir a formação de micróbios, tornando-a mais saudável. Além disso, a marinada deixa a carne ainda mais saborosa.

3. Faça espetos mistos com legumes

Embora eu já tenha citado em outro tópico a possibilidade de inserir legumes no churrasco, outra opção é combiná-los com a carne. Assim, um mesmo espeto pode ser intercalado com carne, legumes e verduras.

Desta forma, a quantidade de carne é reduzida, oferecendo mais espaço para fibras, garantindo uma alimentação mais saudável e equilibrada. A cebola, o tomate e o milho, por exemplo, ficam ótimos ao serem grelhados.

4. Invista em acompanhamentos mais saudáveis

Churrasco sem acompanhamento não rola, concorda? No entanto, quando falamos em como fazer um churrasco fitness, esse é outro detalhe que tende a passar batido. Isso porque o ideal é investir na combinação de folhas, grãos e legumes para um complemento saudável.

Contudo, o arroz, o vinagrete, a maionese e a farofa não precisam ficar de fora, desde que se opte por versões mais leves. Assim, considere usar arroz integral, vinagrete com temperos naturais, maioneses caseiras e farofas feitas com mandioca integral.

Vale dizer que os acompanhamentos comuns não são proibidos, uma vez que a densidade calórica vai da combinação do prato e não dos alimentos isolados. Em outras palavras, consumi-los sem exageros não vai tornar o seu churrasco menos saudável.

Leia também: TIPOS DE SALADAS PARA CHURRASCO – TOP 7 PARA FAZER

5. Prefira sucos naturais aos refrigerantes e bebidas alcoólicas

Que a verdade seja dita: a água sempre será a melhor opção quando o assunto for o consumo saudável. No entanto, é comum optar por bebidas diferentes em um churrasco. Neste caso, é preferível sucos naturais em vez de refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

É importante lembrar que não estou me referindo apenas ao fator “engordar”, uma vez que a coca zero, por exemplo, não tem calorias. A questão é que os refrigerantes e bebidas alcoólicas podem ser prejudiciais à saúde pela adição de corante e aditivos químicos.

Checklist do churrasco fitness

Abaixo, um checklist do churrasco fitness. Confira os principais pontos para uma resenha mais saudável.

  • priorize as carnes magras;
  • prefira comer um prato completo do que ficar beliscando durante o churrasco. Isso ajuda a te manter saciado, evitando os exageros;
  • opte por acompanhamentos mais saudáveis, como arroz integral e saladas com temperos naturais;
  • evite molhos como maionese industrial e barbecue;
  • beba água ou bebidas sem caloria, em vez de refrigerantes e cervejas;
  • mantenha o equilíbrio e não se prive completamente;
  • preste atenção aos sinais de saciedade;
  • não pule refeições antes do churrasco.

E então, já sabe como fazer um churrasco fitness?

Após todas as recomendações deixadas aqui, espero que você já saiba como fazer um churrasco fitness. Cabe reforçar que churrasco saudável vai muito além de uma refeição que não engorda. Os pontos mencionados nos tópicos anteriores tiveram como objetivo priorizar a saúde.

Em outras palavras, o ideal é ter equilíbrio para evitar possíveis problemas decorrentes do consumo exagerado, especialmente de comidas gordurosas. Assim, vale lembrar que não existe nada proibido em um churrasco fitness, desde que haja sabedoria e respeito aos limites.

Inclusive, conhecer os sinais de saciedade e evitar a “beliscada” durante a resenha irá lhe proporcionar uma refeição mais satisfatória e benéfica. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário. Lembre-se também de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas saibam como fazer um churrasco fitness.

Até logo!

Deixe um comentário